top of page

Radar GD: energia solar ultrapassa 10 GW na modalidade no Brasil

Tecnologia beneficia mais de 1,1 milhão de consumidores no País; expectativa é que aprovação do marco legal traga crescimento acelerado ao mercado em 2022


A fonte solar superou a marca de 10 GW em operação no Brasil na modalidade geração distribuída (GD), apontam dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desta quarta-feira (06/04). O número foi atingido poucos dias após a GD, considerando todas as fontes, ter alcançado 10 GW em potência instalada no País.

A tecnologia permite que consumidores produzam a própria energia em residências e empresas, por meio de instalações em telhados, fachadas e terrenos. De acordo com a Aneel, o Brasil possui atualmente mais de 930 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, beneficiando mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras.

Em abril de 2021, a potência instalada na GD solar era de 5,8 GW, indicando que o mercado quase dobrou de tamanho em apenas doze meses. A expectativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é que 2022 poderá ser o melhor ano já registrado pelo setor. A entidade avalia que a aprovação do marco legal, por meio da Lei nº 14.300, impulsionará o número de instalações no País.

17 visualizações0 comentário
bottom of page